Quatro poemas de Henrique Duarte Neto




Quadra ultrarromântica

Ah, a memória que tenho de nós dois
Sobrevive em fragmentos, flashes.
Amor? Partilha? Enlevo? Paixão?
Não! Incêndio da carne chamado tesão.





Elegia pelo que não foi, mas poderia ter sido

Os poemas recônditos na alma
Que jamais chegaram a ser lidos.
Os poetas que foram perdidos
Para as atividades cotidianas.
Os amores avassaladores
Rompidos pelas convenções sociais.
Os óvulos não fecundados
Por pura questão de acaso
Ou de probabilidade.

Talvez seja eu o único a lamentar
Por esta realidade não-efetivada.
Por enxergar na chuva somente
A continuação de minhas lágrimas.
E por perceber que em cada
Belo momento da vida
Outros tantos se perderam,
Na virtualidade do tempo,
Gerando um vazio insuportável.





Abismos: poema niilista

Sinto em mim um buraco n’ alma.
Uma desmesura que não encontra
Desafogo, e que me faz sucumbir.
Profeta cotidiano do tédio e da dor,
Galgo lonjuras que me levam ao abismo,
Ao abismo do mundo e de mim mesmo.

Sinto-me asfixiado por uma atmosfera inóspita.
E todo o universo, vislumbrado por mim,
Bode-expiatório, é entrópico, pulveriza-se.
Neste universo sinto-me como Sísifo,
Numa empreitada que não tem término,
Nem muito menos alguma finalidade.




Natureza encantada

A Natureza, tal como a percebo,
Possui sempre um tom primaveril,
As flores, os pássaros, o amor,
Não há um só detalhe sombrio.
Por isso, troco a musa, sem temor,
Por nabo, batata e os frutos de abril.

[Poemas inéditos]






Henrique Duarte Neto, 47 anos, é catarinense, funcionário público, poeta e crítico literário. Além da poesia, é também amante da boa música e do cinema de arte. Estas paixões muitas vezes aparecem em seus poemas. Possui quase uma dezena de livros publicados, entre eles Musas seguidas de poemas filosóficos (Insular, 2019) e Provocações 26 (Kotter, 2019), em que empreendeu o início de seu percurso poético. Prepara-se agora para novas odisseias poéticas com a publicação de novos livros. E-mail: henriqueduarteneto@yahho.com.br.

Imagem: Timothy Vogel

Comentários